A “Semana Paulo Freire da educação” foi instaurada pela Lei Estadual nº 10.098 de 1998, nos dias de 1 a 7 de maio, para serem realizados debates sobre o sistema educacional, devendo os conselhos de escola se encarregar da garantia da execução da programação.
Paulo Freire (1921-1997) foi um dos maiores educadores do Brasil, seu trabalho gerou um impacto não só no Brasil, mas no mundo todo, ele defendia uma abordagem de educação que capacitasse os oprimidos a entender e transformar a sua realidade, promovendo o diálogo, a participação e a cooperação dos alunos. Seu método de alfabetização para adultos foi aplicado com sucesso em vários países, ele era baseado na “palavra geradora”, que permitia que os alunos estabelecessem uma relação significativa entre a escrita e suas realidades. A conscientização também era um elemento fundamental em sua pedagogia, pois através dela os indivíduos se tornam conscientes de sua situação social.
Sua obra mais conhecida “Pedagogia do Oprimido” apresenta uma crítica profunda sobre as relações de poder na educação, nela ele propõe uma pedagogia transformadora.